top of page
Buscar
  • PIBBC

A PORTADORA DA GRAÇA

Nunca passou pela cabeça de Davi o encontro que teve com Abigail, a caminho do Carmelo, e o impacto que causou nele. Não lhe foi difícil fazer um paralelo entre ela e o marido, de quem se dizia: “ele é um homem vil, não há quem lhe possa falar”. 1 Samuel 25:17


A reverência de Abigail e a sua sabedoria tocaram profundamente o coração de Davi e ele, imediatamente, reconheceu a gravidade do erro que cometeria, sem a sua intervenção. E, visivelmente agradecido, falou:

“Bendito o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão”. 1 Samuel 25:32-33


O episódio despertou o respeito do monarca: Abigail não desceu ao nível das circunstâncias, pelo contrário, elevou a sua conduta ao nível do Criador, para agir com sabedoria, inclusive com os seus amedrontados empregados que a observavam atentamente.


Porém, o nosso Deus, especialista em transformar provações em bênçãos, fez com que Abigail voltasse para casa, renovada do infeliz episódio. Por outro lado, a alegria por não ter praticado uma sangrenta vingança, devolveram a Davi a sua melhor disposição. E, como Abigail, ele também retornou feliz de onde viera!


“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus segundo o seu propósito”. Rom 8.28


Quem poderia imaginar o que veio a seguir?


É indiscutível o mover da Providência de Deus nas vidas de Abigail e Davi, impedindo que cometessem erros que só os levaria ao arrependimento e tristeza.


E o Senhor transformou Abigail na Portadora da Graça de Deus na vida de Davi, impedindo-o de praticar um ato criminoso, do qual fatalmente sofreria graves consequências.


Querido Espírito Santo, obrigada por tua bendita Providência em nossas vidas!


No dia seguinte, Abigail contou o incidente ao marido e a bíblia diz que Nabal viveu um mínimo de tempo depois disso, e morreu vítima de um mal súbito, provocado pela ira e por uma vida devassa.


A notícia se espalhou rapidamente e assim que o rei Davi tomou conhecimento, foi ao encontro de Abigail, pediu-a em casamento e tornou-a sua mulher.


“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre”. Salmos 30:11-12



Rosa Helena R. de Camargo

Revisão Digital: Sol Carvalho

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page