top of page
Buscar
  • Primeira Igreja Batista de Balneário Camboriú

INTRODUÇÃO À REVELAÇÃO

O Apocalipse – que significa Revelação, na sua origem em grego– é o Livro mais importante da Bíblia, por conter a revelação de Cristo feita por Ele próprio, ao apóstolo João, preso na ilha de Patmos, por pregar o evangelho. Infelizmente é considerado assustador, não pelo que fala, mas pela tradição popular que fez do seu nome um sinônimo de catástrofe, tragédia ou desgraça.


No entanto, o seu conteúdo não pode ser mais maravilhoso: Preparar o povo de Deus para o seu encontro com Jesus nos ares, através do arrebatamento da Igreja ou para quando ele fechar os olhos para esta vida!

Inclusive homens e mulheres fiéis e tementes a Deus, passam longe do Apocalipse, porque tudo o que sabem é o que ouviram falar e falar muito mal. Com certeza as profecias de Deus têm que ser cumpridas, quer queiramos ou não, mas nem todas alcançarão aqueles que amam e obedecem o Senhor!


Jamais a humanidade viveu tempos tão obscuros como os de hoje, com a ausência quase completa de um mínimo de respeito e de valores morais e espirituais, refletidos de maneira tão marcante no comportamento das pessoas. Aliás, é o momento ideal para falar de Jesus, pois para cada vez que Ele se referiu ao céu, falou sete vezes no inferno!


Até quando o Senhor suportará essa abominação, é um mistério! Porém, o que está bem claro nas Escrituras é que a ira de Deus será derramada sobre os maus. Por outro lado, tem coisas lindas, como o arrebatamento da Igreja, o Milênio, quando será estabelecido o Reino de Deus e a presença de Jesus iluminará toda a terra, que será restaurada e não haverá mais dores!


Diferentemente dos demais Livros, o Apocalipse não tem uma sequência cronológica exata, ou seja, ninguém sabe realmente qual o seu início, meio e presume-se que o seu fim seja mesmo o capítulo 22. Mas, nada disso é relevante diante da importância do seu conteúdo:


É profético, porque faz revelações do passado, presente e futuro: “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer”.( Ap 1:19) É pessoal, porque o Senhor escolheu especificamente João para ser o portador das suas revelações, “O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto”. (Ap 1:2) É precioso, porque é o único livro da bíblia com PROMESSA para os que o leem : “Bem-aventurado (feliz, cheio de júbilo) aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. (Ap 1:3)

É cifrado, porque o escritor estrategicamente usou símbolos que ninguém, além da Igreja, poderia decifrar. E, pelo fato de estar preso, foi escrito aos poucos, em segredo e entregues à igreja de Éfeso, por irmãos infiltrados entre os soldados romanos, sempre que havia uma oportunidade; e se fossem descobertos, as autoridades pensariam tratar-se de um desvario de prisioneiros. Somente os cristãos entendiam o que João escreveu! E na verdade, ninguém sabe em que data cada um dos manuscritos foram entregues, mas sabe-se que causaram grande júbilo aos irmãos, constantemente ameaçados e perseguidos.


Os três primeiros capítulos falam do impacto de João diante do Cristo glorificado – tão diferente do Jesus que conheceu - da grandiosidade de tudo o que estava vendo e da dedicatória às sete igrejas da Ásia, que ele fundou, nessa mesma ordem: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadelfia e Laodicéia.


Indiscutivelmente, a nossa nação está sob o juízo de Deus, o que nunca é fácil. Mas, o que pode ser um tormento para o ímpio, pode ser uma bênção para nós, pois no momento podemos ouvir nitidamente a voz de Deus, nos alertando para a necessidade de arrependimento e santificação!


”Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2:7

Deus abençoe o Brasil!


Rosa Helena R. de Camargo

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page