top of page
Buscar
  • PIBBC

O CÂNTICO DE MARIA

“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” Lucas 1:35


Tão logo o anjo Gabriel deixou Maria, ela correu para a casa de uma parenta mais velha, Isabel, que ficava na região montanhosa de Judá, para compartilhar as boas novas, o que o Todo Poderoso tinha feito em seu ventre . Maria sabia que o Senhor tinha aberto a madre de Isabel, esposa de um sacerdote idoso, chamado Zacarias e que ela também teria um filho especial para Deus. E ao atravessar a soleira da porta, Isabel, cheia do Espírito Santo, exclamou:

“Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem‐aventurada a que creu, pois hão de cumprir‐se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas”.

Lucas 1.44‐45


E Maria respondeu com um cântico de louvor ao Senhor: o seu maravilhoso Magnificat , assim chamado porque a tradução da primeira frase em latim é Magnificatanima mea Deum, que quer dizer literalmente “Engrandece minha alma ao Senhor”.


Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na humildade de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem‐ aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Lucas 1:46-55 Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu os ricos de mãos vazias.

Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. Lucas 1:46-55


Na opinião de estudiosos da bíblia, os cristãos evangélicos não podem ignorar a importância do Magnificat (cântico de Maria),considerado a maior revolução política, social, econômica e espiritual, da História.


Em 1980, o governo da Guatemala baniu qualquer manifestação pública do Magnificat, por considera-lo politicamente subversivo. O delicado cântico de Maria é subversivo?

Na realidade, à luz das escrituras, ele é surpreendente. Aoler-seo Magnificat pela primeira vez, pode-se interpretá-lo como uma subversão à injustiça social. Em países onde o povo é privado da liberdade básica para dizer o que pensa, a sua interpretação pode ser considerado um vigoroso apelo à justiça e um ato de subversão. (Scot McNigth)


Outro fator importante é que, quando Jesus ainda estava sendo gerado, uma descrição completa do seu futuro ministério foi revelada no Magnificat - talvez a maior de todas as profecias do Novo Testamento – e que se cumpriu à risca trinta anos depois.


A verdadeira Maria era uma mulher corajosa, resistente, audaciosa, decidida, a personagem feminina mais forte da bíblia, mas não era imortal, mãe de Deus, imaculada, santa, virgem eternamente (teve outros filhos com José), mas foi reconhecida e exaltada por Deus como agraciada e bendita entre mulheres .

281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page