Buscar
  • PIBBC

O HOMEM PERFEITO

Enquanto o evangelho de Marcos é dirigido aos romanos, o de Mateus aos judeus e o de João à Igreja, o de Lucas é dirigido à Teófilo e, mais especificamente, aos gregos.

É o mais bonito livro que já foi escrito e segundo a maioria dos estudiosos, poderia se chamar “evangelho de Pedro” pois na sua maior parte foi ditado pelo apóstolo Pedro, já que Lucas não foi testemunha visual do ministério de Jesus.


Outra colaboração importantíssima foi a da mãe de Jesus.


Quem mais além dela poderia ter narrado os fatos acontecidos por ocasião do anúncio do nascimentos de Jesus, o nascimento na estrebaria da estalagem, a aparição do anjo do Senhor aos pastores? Simeão e Ana? E a viagem a Jerusalém, quando falou aos doutores da lei?

São relatos emocionantes e cheios de graça que encantaram aquele povo de gosto refinado e alto padrão acadêmico!


Os gregos representavam a camada cultural mais significativa da época, pais de importantes Escolas Filosóficas e de consagrados oradores. Lucas achou por bem apresentar-lhes um relato perfeito do Filho do Homem, desde o Seu nascimento até a Sua ascensão aos céus. Para um povo amante da ciência, das letras e das artes, o evangelho de Lucas vestiu como uma seda, com as suas narrativas e estilo de oratória capazes de agradar as mais exigentes plateias.


Os gregos renderam-se ao relato de Lucas e o Espírito Santo transformou a sua mensagem em uma maravilhosa e corajosa história de amor, que revela a existência de um Deus que não mediu sacrifícios para salvar o povo que criou para si. E deu o Seu Filho Unigênito para ser sacrificado em resgate da libertação deste povo.


A genealogia de Jesus que Lucas apresenta aos gregos é a de Maria, a Sua mãe, como manda a tradição judaica, a descendência pura de Davi, omitindo Salomão e a sua idolatria, da linhagem do Filho de Deus.

As parábolas do Filho Pródigo e do Bom Samaritano, são encontradas somente neste evangelho. Lucas destaca alegria e o cuidado de Deus para com os pobres, as crianças e as mulheres. Apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados.


É considerado o mais completo dos quatro evangelhos.

Os estudiosos o comparam aos grandes clássicos da Literatura Universal, pela beleza do seu conteúdo e a riqueza de detalhes dos fatos importantes que narra.


Senhor Deus, como é grande o Teu cuidado para conosco, quantos e poderosos testemunhos da Tua presença fortalecem a nossa fé. Guia-nos, diligentemente, ó Pai, para que ao som da última trombeta a Tua Igreja esteja provada e aprovada. Maranata, ora vem Senhor Jesus!


Rosa Helena M.R de Camargo

Revisoras: Beatriz Ern e Sol Carvalho

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
LOCALIZAÇÃO

Rua Dom Luiz, 619 - Vila Real Balneário Camboriú/SC 

88337-100

FALE CONOSCO

(47) 3361-1260

pibbc@hotmail.com

  • Facebook Igreja Batista em Balneário Camboriú
  • Instagram Igreja Batista em Balneário Camboriú

© 2019 por PIBBC