Buscar
  • PIBBC

UMA LINDA MULHER!

Nabal (que quer dizer tolo, insensato) era um rico fazendeiro na região do Carmelo e, segundo a bíblia, “dono de três mil ovelhas e mil cabras”, mas “era duro e maligno nas suas obras”, um mau caráter.


No entanto, Abigail, sua mulher - que em hebraico significa fonte de alegria - era de “bom entendimento e formosa”. É provável que o casamento dos dois tenha acontecido por necessidade da família dela, o que era muito comum naquele tempo.


Mas, mesmo com todas as dificuldades Abigail era uma mulher de fibra e não esmorecia nas suas obrigações, o que contribuiu para que se transformasse na protagonista de um dos romances mais bonitos da bíblia e numa preciosa fonte de inspiração para a educação das nossas crianças, jovens e adolescentes.


Afinal, quem era Abigail?


Diz a bíblia que além de inteligente e bonita, Abigail tinha também uma série de qualidades: era humilde, prudente, sábia, e temente a Deus. Apesar da disparidade com o marido, a convivência com a insensatez não foi impedimento para que ela assumisse as responsabilidades que lhe competiam, superando em excelência as funções das mulheres judias do seu tempo.


O que acontece é que Abigail era uma mulher de Deus, Uma fantástica mulher de Deus que descobriu o segredo da felicidade vivendo para agradar o Senhor, independente das circunstâncias. Era uma exímia administradora e, discretamente, auxiliava o marido no comando da propriedade.


Como é importante crer na Providência de Deus e no seu infinito amor!


Muito próximo dali, fugindo do rei Saul, que queria matá-lo, estava Davi, o futuro rei de Israel, com o seu exército de quatrocentos “valentes”, que para garantir a sua sobrevivência firmara um acordo para proteger os rebanhos de Nabal dos salteadores, como era o costume da época.


E quando chegou o período da tosa dos animais, Davi enviou dez dos seus homens para reivindicar o que lhes era devido, mas Nabal não apenas negou o trato, como insultou os mensageiros com estas palavras:” Quem é Davi? Quem é o filho de Jessé? Com tantos criados fugindo dos seus senhores, como vou saber quem são estes para que os alimente com os meus recursos”?


Apesar das tentativas dos empregados, não houve quem convencesse Nabal do contrário e os mensageiros partiram de mãos vazias e cobertos de vergonha. Mas, furioso ficou Davi ao ouvi-los contar o ocorrido e explodindo de indignação convocou os seus homens para retornarem ao Carmelo e passarem ao fio da espada “até o último menino” da casa de Nabal e todos os empregados.


Talvez por ser ainda jovem ou viver sob a pressão das perseguições de Saul, o futuro rei extrapolou na sua ira. E foi neste momento crucial que Abigail entrou na vida de Davi, impedindo-o de manchar de sangue as suas mãos, com um gesto do qual se arrependeria pelo resto dos seus dias!



Rosa Helena R. de Camargo

Revisão Digital: Sol Carvalho


(continua no próximo post)

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
LOCALIZAÇÃO

Rua Dom Luiz, 619 - Vila Real Balneário Camboriú/SC 

88337-100

FALE CONOSCO

(47) 3361-1260

pibbc@hotmail.com

  • Facebook Igreja Batista em Balneário Camboriú
  • Instagram Igreja Batista em Balneário Camboriú

© 2019 por PIBBC